Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Lanús paga fiança de torcedor racista preso no Mineirão; saiba valor

Por uma fiança de R$ 1,5 mil, o jovem argentino de 18 anos, preso por atos racistas durante o jogo entre Cruzeiro e Lanús no Mineirão, foi liberado na madrugada desta quinta-feira (24/10) em Belo Horizonte. Segundo informações, o valor foi pago pelo clube argentino.

O torcedor, que foi flagrado imitando gestos de macaco em direção à torcida cruzeirense, foi identificado pelas câmeras de segurança do estádio. Ele foi detido no Mineirinho, onde estava concentrada a torcida visitante.

De acordo com a Polícia Civil de Minas Gerais, o jovem foi autuado em flagrante por infringir o Art. 201, § 7 da Lei Geral do Esporte, que abrange casos de racismo no esporte brasileiro e infrações contra mulheres. Após ser encaminhado à delegacia do estádio, ele foi transferido para outra unidade policial no bairro Alípio de Melo.

O jogo, válido pela semifinal da Copa Sul-Americana, terminou empatado em 1 a 1. A partida de volta ocorrerá na próxima quarta-feira (30/10) no estádio La Fortaleza, na Argentina, e deve contar com a presença de torcedores do Cruzeiro.

Atos Racistas

Durante o jogo, realizado na noite de quarta-feira (23/10), diversos torcedores do Lanús foram flagrados praticando atos racistas, como gestos imitando macacos e insultos raciais direcionados aos brasileiros. Além de configurar crime, essas ações podem resultar em sanções esportivas.

Punição

No Brasil, o racismo é considerado crime, conforme a Lei 7.716. De acordo com a legislação, “praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional” pode resultar em reclusão de um a três anos, além de multa.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação