Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Operação da Receita mira fraudes em compensações tributárias feitas por empresa de BH; prejuízo de R$ 100 milhões

A Receita Federal realizou, nesta terça-feira (23), em Belo Horizonte, uma operação chamada “Consulesa” para desarticular um esquema de venda irregular de créditos para quitação de dívidas com a União. O esquema era operado por um escritório de contabilidade e pode ter causado um prejuízo superior a R$ 100 milhões, segundo estimativas da força-tarefa.

Conforme a Receita, o sócio do escritório intermediava a cessão de créditos tributários supostamente originados de processos judiciais de terceiros. Esses créditos eram apresentados por empresas e prefeituras para liquidar débitos com a Receita Federal.

A investigação revelou que a fraude envolvia compensações ilícitas de tributos federais, com parte desses valores já tendo sido homologada, resultando em perdas financeiras para a União. Além disso, o esquema contava com uma consultoria que recebia honorários baseados em um percentual do valor do tributo que deixava de ser pago aos cofres públicos.

A 2ª Vara Federal Criminal de Belo Horizonte expediu dois mandados de busca e apreensão, cumpridos em endereços residenciais e comerciais relacionados ao investigado.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação