Desenvolvimento Única Sites
Maior superlua do ano pode ser vista nesta quinta
Hoje, quinta-feira (17/10), é dia de observar o fenômeno da superlua. Neste evento, a Lua parecerá maior e mais brilhante, pois estará no perigeu, o ponto de sua órbita mais próximo da Terra. A Lua estará a cerca de 357.364 quilômetros de distância, comparado à média de 384.400 quilômetros. Em dias de céu claro, o efeito é ainda mais visível, chamando a atenção daqueles que observam o céu noturno.
Para uma melhor visualização, é recomendável observar o fenômeno em locais afastados dos centros urbanos, onde a iluminação artificial é menor e o brilho da superlua se destaca mais.
Sobre a Superlua
Apesar de ser popular, o termo “superlua” não é científico. Ele foi criado pelo astrólogo Richard Nolle, em 1979, para se referir a uma lua cheia que ocorre quando o satélite está no perigeu ou até 90% próximo a ele. A astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional, esclarece que a superlua pode acontecer tanto na fase cheia quanto na nova, e que o fenômeno ocorre de uma a seis vezes por ano.
A Lua percorre uma órbita elíptica, o que significa que sua distância da Terra varia. Em seu ponto mais próximo, é chamado de perigeu; no ponto mais distante, de apogeu. “Durante a superlua, os observadores notarão um brilho mais intenso, visível em todas as partes do mundo, se o tempo permitir”, explicou a astrônoma.
Histórico e Datas
Em 2024, a primeira superlua foi em 19 de agosto, e a próxima será em 15 de novembro. A superlua de hoje é a mais próxima da Terra neste ano. É importante destacar que a Lua em si não aumenta de tamanho, mas o ângulo de observação proporciona a impressão de uma lua maior e mais brilhante.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.