Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

‘Engler vai herdar mais de 90% dos votos de Tramonte’, projeta cientista político

A transferência quase total dos votos recebidos por Mauro Tramonte (Republicanos) para Bruno Engler (PL) deverá assegurar a vitória do candidato do PL na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte. A previsão é do cientista político Márcio Coimbra, que acredita que uma aliança entre os dois partidos no segundo turno é praticamente certa. No resultado da votação deste domingo (6), Engler (34,38%) e o atual prefeito, Fuad Noman (PSD), com 26,54%, avançaram para o segundo turno, que ocorrerá em 27 de outubro. A diferença entre os dois candidatos é de 99 mil votos. Tramonte, que obteve quase 193 mil votos, ficou em terceiro lugar.

Coimbra estima que “mais de 90% dos votos de Tramonte irão para Engler”. Ele baseia sua análise na influência ideológica sobre o eleitorado de Tramonte. “O Republicanos é o partido ligado à Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd), e os eleitores seguirão a orientação da igreja. Esse voto é muito homogêneo”, explica o cientista político, que também é presidente do Instituto Monitor da Democracia.

Para Coimbra, as legendas de Tramonte e Engler formarão uma parceria sólida no segundo turno e, caso Engler vença, na gestão municipal de Belo Horizonte. “São partidos muito próximos. Um exemplo disso é o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que foi alocado no Republicanos e não no PL. Se Bruno ganhar, o Republicanos terá protagonismo na administração da cidade. Eles vão governar juntos”, avalia.

Coimbra, mestre em Ação Política pela Universidad Rey Juan Carlos e ex-diretor da Apex-Brasil e do Senado Federal, também aponta que a idade e o histórico político de Fuad Noman podem pesar contra ele na disputa. “Acho muito difícil que Fuad vença. Ele tem 77 anos e está competindo com um candidato jovem, em uma eleição que está mais voltada para a renovação do que para antigas lideranças”, analisa.

Embora o cientista reconheça o papel relevante do deputado federal Nikolas Ferreira na campanha de Engler, ele ressalta que o apoio de Nikolas não será suficiente para garantir a vitória do PL. “Nikolas será importante no segundo turno, mas não trará mais votos além dos que Bruno já conquistou. Os votos decisivos serão os de Tramonte”, conclui Coimbra.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação