Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Anatel autoriza E-Space, concorrente da Starlink, a operar no Brasil

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou a operadora francesa E-Space a operar no Brasil, entrando como concorrente da Starlink no mercado de internet via satélite. A permissão foi concedida após a empresa pagar a primeira parcela do licenciamento, no valor de R$ 20 mil, de um total de R$ 102 mil, conforme reportado pelo site especializado Tele.Síntese.

Ainda não há detalhes sobre como a E-Space funcionará no país e se seus serviços seguirão o mesmo modelo da Starlink. Inicialmente, a operadora pretende oferecer conexão para dispositivos de internet das coisas (IoT), diferentemente da proposta de Elon Musk, que foca em fornecer internet de alta velocidade para áreas remotas.

A E-Space, que tem sede em Ruanda, mas origem francesa, recebeu autorização para operar com uma constelação de 8.640 satélites de baixa órbita — número superior ao da Starlink. Esses satélites são projetados para resistir a colisões e até mesmo recolher detritos espaciais, segundo informações da empresa. Em um projeto futuro, a companhia pretende lançar até 100 mil satélites para garantir cobertura global de conexão.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação