Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Bloqueado no Brasil pelo STF, rede social X volta a funcionar na rede da Corte

A rede social X, anteriormente conhecida como Twitter, bloqueada no Brasil desde o início de setembro por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), voltou a funcionar para alguns usuários nesta quarta-feira (18), incluindo na rede do próprio STF.

Especialistas afirmam que a plataforma passou a utilizar serviços intermediários para burlar o bloqueio imposto pelas operadoras, por meio de uma atualização que alterou o IP (endereço virtual) do aplicativo.

Pela manhã, o STF informou que estava investigando a situação e considerou que a liberação do acesso poderia ser resultado de uma “instabilidade no bloqueio de algumas redes”. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), responsável pela fiscalização, afirmou que a decisão de bloqueio do ministro Alexandre de Moraes permanece válida e que está verificando o ocorrido.

Vários usuários relataram que conseguiram acessar a rede social sem utilizar VPN, que é uma ferramenta para acessar conteúdos bloqueados no país.

A rede social X foi bloqueada no Brasil após a empresa não cumprir a determinação do STF de nomear um novo representante legal no país. A suspensão da plataforma permanece até que as ordens judiciais sejam atendidas e as multas pagas. Além disso, a decisão também prevê multas para usuários que utilizarem “subterfúgios tecnológicos” para acessar o X. As contas da empresa Starlink, de Elon Musk, foram bloqueadas para garantir o pagamento das multas, decisão que foi mantida por unanimidade pela Primeira Turma do STF.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação