Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Musk X Moraes: Starlink obedece STF e completa bloqueio do X

A Starlink, empresa de internet por satélite de Elon Musk, cumpriu nesta quinta-feira (5) a ordem do Supremo Tribunal Federal (STF) para bloquear o acesso à rede social X, também de propriedade de Musk. A decisão foi confirmada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no início da tarde.

Inicialmente, a Starlink havia informado à Anatel que não acataria a decisão do ministro Alexandre de Moraes, e, até quarta-feira (4), a rede social ainda estava acessível para seus clientes. A empresa chegou a condicionar o bloqueio ao desbloqueio de suas contas bancárias, congeladas por ordem do STF. No entanto, a Starlink recuou e, na noite de quarta-feira, confirmou ter iniciado o bloqueio da plataforma para seus 224 mil usuários no Brasil.

“Independentemente do tratamento ilegal dado à Starlink no congelamento de nossos ativos, estamos cumprindo a ordem de bloquear o acesso ao X no Brasil”, declarou a empresa em uma publicação no X, em inglês.

A Starlink foi a última operadora a cumprir a decisão judicial. O X foi bloqueado na sexta-feira (30), quando operadoras de telefonia e provedores de internet começaram a executar a ordem. No sábado (31), usuários já não conseguiam mais acessar o site ou o aplicativo da rede social.

O bloqueio das contas da Starlink, no valor de R$ 2 milhões, foi determinado pelo ministro Alexandre de Moraes na quinta-feira passada (29). A medida visa garantir o pagamento das multas impostas ao X, que não nomeou um representante legal no Brasil, descumprindo uma ordem judicial. Moraes incluiu a Starlink na decisão por considerá-la parte do “grupo econômico” controlado por Elon Musk no país.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação