Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Liberdade de expressão x combate ao ódio: STF decide sobre bloqueio de perfis

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) começará a julgar, a partir desta sexta-feira (30), recursos contra a decisão do ministro Alexandre de Moraes que determinou o bloqueio de perfis em redes sociais no âmbito do inquérito que investiga a responsabilidade de autoridades e outros envolvidos nos atos de 8 de janeiro, em Brasília.

Os recursos foram apresentados pelas plataformas X (antigo Twitter), Rumble e Discord e serão analisados em plenário virtual. Um dos principais pontos de questionamento é se o bloqueio deve ser aplicado à conta como um todo ou apenas a postagens específicas.

No contexto desse inquérito, Moraes ordenou que as empresas Discord, Meta, Rumble, Telegram e X bloqueassem canais, perfis e contas de usuários investigados, sob pena de multa diária de R$ 100 mil.

Conflito Entre Elon Musk e Alexandre de Moraes

Recentemente, Elon Musk, proprietário da rede social X, anunciou o encerramento das atividades do escritório da plataforma no Brasil. Musk alegou que a decisão foi motivada por “exigências de censura” do ministro Alexandre de Moraes, que ele considera ilegais.

“A decisão de fechar o escritório X no Brasil foi difícil, mas, se tivéssemos concordado com as exigências de censura secreta (ilegal) e entrega de informações privadas de @alexandre, não haveria como explicar nossas ações sem ficarmos envergonhados”, publicou Musk em sua conta na plataforma.

Moraes já impôs multas à X por atraso no cumprimento de ordens judiciais e supostamente ameaçou prender a responsável pelo escritório da empresa no Brasil.

Em resposta, o ministro do STF enfatizou que a rede social, como qualquer entidade privada que opera no território brasileiro, deve respeitar e cumprir as decisões emitidas pelo Poder Judiciário.

Elon Musk, além de ser o dono da X, também é investigado pelo STF por suposta obstrução à Justiça e incitação ao crime.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação