Desenvolvimento Única Sites
Mpox: OMS divulga cursos e materiais gratuitos em oito idiomas
A Organização Mundial da Saúde (OMS) disponibilizou um conjunto de cursos e materiais online gratuitos sobre a mpox, anteriormente conhecida como varíola dos macacos, declarada uma emergência em saúde pública de importância internacional. Esses recursos estão disponíveis em oito idiomas, incluindo o português, e podem ser acessados no site oficial da entidade.
Os cursos e materiais fornecem informações detalhadas sobre a evolução da mpox, especialmente no continente africano, abordando sinais e sintomas característicos da doença, opções de tratamento, e medidas de prevenção e controle de infecções.
Além disso, os documentos explicam as possíveis vias de transmissão da mpox, como detectar clinicamente casos suspeitos e as diferenças entre a mpox e outras doenças, como varicela e sarampo. Eles também oferecem orientações sobre a coleta e envio de amostras biológicas e a condução adequada de investigações de surtos, com foco em respostas eficazes.
Contexto da Emergência
No último dia 14, a OMS declarou a mpox uma emergência em saúde pública de importância internacional, principalmente devido ao risco de disseminação global e à possibilidade de uma nova pandemia. Este é o mais alto nível de alerta da organização.
Segundo a OMS, mais de 15 mil casos suspeitos foram registrados na República Democrática do Congo, com 537 mortes confirmadas. A doença também foi detectada em outros países africanos, como Burundi, Quênia, Ruanda, África do Sul e Uganda.
Antes da declaração da OMS, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças da África (CDC África) já havia classificado a situação da mpox no continente como uma emergência em saúde pública de segurança continental, devido à rápida transmissão da doença.
Em junho, a OMS alertou sobre uma nova variante mais perigosa da mpox.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.