Desenvolvimento Única Sites
Brasil: 18,2% das mortes violentas de adolescentes são causadas por policiais
No ano passado, 18,2% das mortes violentas intencionais de crianças e adolescentes no Brasil foram cometidas por policiais em serviço, segundo o relatório “Panorama da Violência Letal e Sexual contra Crianças e Adolescentes no Brasil”, divulgado nesta terça-feira (13) pelo Unicef e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
Em 2023, o Brasil registrou 4.944 assassinatos de pessoas na faixa etária de 0 a 19 anos. Desses, aproximadamente 18,2% foram causados por agentes de segurança. O índice varia de estado para estado, com Sergipe apresentando o maior percentual, 36,9%, e Alagoas o menor, com 2,1%.
Samira Bueno, diretora-executiva do FBSP, destacou a gravidade da situação, especialmente quando a média nacional ultrapassa 10% de participação policial no total de mortes violentas intencionais. “Quando o índice passa de 10%, já é um indicativo de uso excessivo da força. É preocupante pensar em políticas de proteção quando o Estado tem uma parcela de responsabilidade nessas mortes”, afirmou.
O relatório também aponta que, em 2023, a taxa de mortes decorrentes de intervenções policiais foi mais alta entre adolescentes de 15 a 19 anos, com 6 mortes a cada 100 mil jovens. Em comparação, entre pessoas com mais de 19 anos, a taxa foi de 2,8 por 100 mil. O documento conclui que a letalidade policial entre adolescentes de 15 a 19 anos é 113,9% maior do que entre adultos.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.