Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Brasil tem 10 crianças e adolescentes estuprados por minuto; meninas são 7 vezes mais vulneráveis

No Brasil, pelo menos dez crianças e adolescentes são vítimas de estupro a cada minuto. Nos últimos três anos, o país registrou 164.199 casos de violência sexual contra indivíduos de 0 a 19 anos. Essa informação foi divulgada no relatório “Panorama da Violência Letal e Sexual contra Crianças e Adolescentes no Brasil” pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) nesta terça-feira (13).

O relatório revela que o número de casos tem aumentado desde 2021: foram 46.863 casos em 2021, 53.906 em 2022 e 63.430 em 2023. A faixa etária mais afetada é a de 10 a 14 anos, com 79.377 vítimas, conforme dados das secretarias estaduais de segurança pública.

No entanto, o crescimento dos casos tem sido ainda mais acentuado entre crianças mais novas. Houve um aumento de 26,6% nos estupros de crianças de 0 a 4 anos e de 20,9% entre aquelas de 5 a 9 anos.

Os pesquisadores alertam que os números podem ser ainda mais elevados. Estados como Acre, Bahia e Pernambuco não forneceram dados completos para pelo menos um dos três anos analisados, e a subnotificação é um problema significativo. De acordo com um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), apenas 8,5% dos casos são reportados às autoridades.

“A subnotificação sexual está relacionada à falta de educação e letramento sobre o tema. Muitas crianças não reconhecem a violência como tal e, assim, não a relatam. É essencial que a educação sobre o tema comece na primeira infância”, afirma Samira Bueno, diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Ela também destaca a necessidade de conscientizar as famílias. “Muitas mães, ao saberem do abuso, tentam lidar com a situação sozinhas para proteger a família, o que contribui para a subnotificação”, complementa.

O relatório indica que 87,3% das vítimas são do sexo feminino, com uma taxa de 131 casos de estupro para cada 100 mil meninas e jovens mulheres até 19 anos. No sexo masculino, a taxa é de 19,9 por 100 mil. As meninas têm sete vezes mais chances de sofrer violência sexual, sendo que 67% das vítimas são agredidas em casa e, em 85,1% dos casos, o agressor é alguém conhecido da vítima.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação