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Sete a cada dez estudantes usam IA na rotina de estudos
Sete em cada dez estudantes universitários ou interessados em cursar uma faculdade utilizam frequentemente ferramentas de inteligência artificial (IA) em sua rotina de estudos. Além disso, 80% desses estudantes conhecem as principais ferramentas, como ChatGPT e Gemini.
Esses dados foram revelados na pesquisa “Inteligência Artificial na Educação Superior”, realizada pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (Abmes) em parceria com a Educa Insights, e divulgada nesta terça-feira (6). Segundo o levantamento, 29% dos entrevistados utilizam ferramentas de IA diariamente nos estudos e 42% as utilizam semanalmente, totalizando 71% de uso frequente.
A pesquisa, realizada em julho de 2024, contou com a participação de 300 estudantes universitários que ingressaram na faculdade entre o final de 2023 e o início de 2024, além de estudantes interessados em cursar uma graduação particular, com idades entre 17 e 50 anos, de todas as regiões do país.
O estudo também revelou um aumento no uso de IA em comparação com a pesquisa anterior, realizada em 2023. Em 2024, houve um aumento de 11 pontos percentuais no número de estudantes que afirmaram conhecer ferramentas de IA, passando de 69% para 80%. Além disso, houve um crescimento de 18 pontos percentuais naqueles que utilizam IA frequentemente em suas atividades acadêmicas, saltando de 53% em 2023 para 71% em 2024.
Entre os benefícios da IA apontados pelos participantes estão a possibilidade de aprender em qualquer momento e lugar (53%); o acesso a informações e conteúdos mais atualizados e diversificados (50%); e a melhora na eficiência e rapidez na resolução de dúvidas e problemas (49%).
No entanto, os entrevistados também mencionaram desafios no uso de IA na educação, como a falta de interação humana (52%); a dependência excessiva de tecnologias que podem falhar ou se tornarem obsoletas rapidamente (49%); e a possibilidade de erros nas avaliações e correções realizadas por IA (41%).
Em relação ao futuro da IA na educação, 56% dos participantes acreditam que as ferramentas estão se tornando cada vez mais confiáveis em atividades acadêmicas, e 84% consideram que, no futuro, a IA poderá substituir parcialmente o papel dos professores, seja na estruturação das aulas ou no auxílio à correção de trabalhos e provas.
No contexto do mercado de trabalho, embora 45% dos entrevistados vejam um impacto significativo da automação na rotina laboral, apenas 14% acreditam que serão totalmente substituídos por máquinas em suas profissões. Outros 41% disseram que a substituição dependerá do ramo de atuação, e 37% acreditam que as ferramentas de IA servirão como apoio na realização do trabalho.
Diante desse cenário, 74% dos estudantes entrevistados consideram importante ou muito importante que as instituições de ensino superior invistam em IA e incorporem essas ferramentas no ensino.
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