Desenvolvimento Única Sites
Lula anuncia reconhecimento da eleição na Venezuela
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou nesta terça-feira (30) que está disposto a reconhecer o resultado das eleições presidenciais na Venezuela, realizadas no último domingo (28). Em entrevista à TV Centro América, Lula afirmou que a formalização do reconhecimento dependerá da apresentação das atas eleitorais pelas autoridades venezuelanas.
“É lógico que eu vou reconhecer, a hora que for consagrada a vitória”, afirmou o presidente. Lula destacou que é crucial que as atas das eleições sejam divulgadas para resolver a disputa entre oposição e governo. “É normal que haja uma briga. Como vai resolver essa briga? Apresenta a ata. Se houver dúvidas entre a oposição e a situação, a oposição pode recorrer e esperar a Justiça decidir. E aí vamos ter uma decisão que devemos acatar”, acrescentou.
O presidente brasileiro considerou o processo eleitoral na Venezuela como normal e tranquilo, ressaltando que tanto a oposição quanto o governo têm o direito de expressar e comprovar suas posições. “O que precisa é que as pessoas que não concordam tenham o direito de se expressar e de provar que não concordam. E o governo tem o direito de provar que está certo”, disse Lula.
Atualmente, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela ainda não divulgou as atas eleitorais, que são essenciais para validar o resultado anunciado, no qual Nicolás Maduro obteve 51,21% dos votos, contra 44% para Edmundo González, conforme divulgado pelo CNE. Parte da oposição, bem como alguns países e a Organização dos Estados Americanos (OEA), questionam a legitimidade do pleito e exigem a publicação das atas para permitir a auditoria dos votos. O governo de Maduro, por sua vez, acusou a oposição e alguns países de tentarem desestabilizar o resultado eleitoral e promover um suposto golpe de Estado.
Diálogo com Biden
Nesta tarde, Lula também conversou por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sobre a situação na Venezuela. Ambos os líderes reafirmaram a necessidade de divulgação imediata das atas eleitorais pelas autoridades venezuelanas. Em nota, a Casa Branca expressou gratidão pela liderança de Lula na questão e destacou que os dois presidentes concordaram sobre a importância de garantir dados eleitorais completos e transparentes.
“Os dois líderes compartilharam a perspectiva de que o resultado das eleições venezuelanas representa um momento crítico para a democracia no hemisfério e comprometeram-se a permanecer em estreita coordenação sobre a questão”, afirmou a nota da Casa Branca.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.