Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

MPMG Consegue Liminar Urgente para Impedir Catástrofe Ambiental em Itabira: SAAE e Prefeitura Obrigados a Contê-la

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Itabira, obteve uma decisão judicial liminar que obriga o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e o Município de Itabira a realizarem, em 90 dias, obras emergenciais para conter o vazamento de esgoto no bairro Jardim das Oliveiras, em Itabira, que está causando danos ao meio ambiente.

A decisão também exige que o Município e o SAAE apresentem, dentro do mesmo prazo, um projeto técnico com medidas corretivas e preventivas para resolver o problema, que deve ser executado em até um ano.

De acordo com a Ação Civil Pública com pedido de tutela de urgência ajuizada pelo Ministério Público, o vazamento de esgoto está próximo a uma área de preservação permanente e está contaminando o solo, a vegetação e os recursos hídricos, além de representar um risco para as residências vizinhas.

Para tentar solucionar o problema, que ocorre desde 2020, o MPMG instaurou um inquérito para apurar os fatos e propôs um Termo de Ajustamento de Conduta, mas o município e o SAAE não manifestaram interesse.

Segundo a decisão judicial, a omissão dos acusados em resolver o problema causa “inúmeros prejuízos ambientais, com a contaminação de áreas especialmente protegidas e a poluição de cursos d’água, além de gerar riscos imediatos à saúde da população local, inclusive com a proliferação de vetores de doenças graves e crônicas, além do risco de desabamento dos imóveis e inundações.”

fonte: MPMG

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação