Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Teste do pezinho ampliado identifica primeiro caso de Atrofia Muscular Espinhal


Minas Gerais registrou o primeiro caso de Atrofia Muscular Espinhal (AME) diagnosticado através do teste do pezinho ampliado. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) informou que a ocorrência foi identificada em uma criança residente em Divinópolis, na região Centro-Oeste de Minas Gerais, que realizou o exame em 30 de janeiro, mesmo dia em que o Programa Estadual de Triagem Neonatal (PTN-MG) começou a rastrear três novas doenças.

A SES destacou que todas as amostras de recém-nascidos estão sendo testadas para 15 doenças, incluindo a Atrofia Muscular Espinhal (AME), Imunodeficiência Combinada Grave (Scid) e Agamaglobulinemia (Agama). Essas doenças, consideradas graves, podem ser hereditárias ou causadas por alterações genéticas, sendo difícil identificar sintomas na fase natal. O diagnóstico precoce e tratamento imediato podem garantir uma recuperação efetiva.

“Ao longo deste ano, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) vai investir R$12 milhões para operacionalizar esta fase de expansão do PTN. Com a ampliação, as crianças mineiras serão testadas em massa para doenças de difícil diagnóstico, o que vai permitir a identificação pré-sintomática e o início do tratamento com mais celeridade”, declarou a SES.

O Teste do Pezinho é realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos 853 municípios do estado, sendo analisadas diariamente cerca de mil amostras pelo Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em 2023, foram triadas aproximadamente 200 mil amostras, com cerca de 400 diagnósticos confirmados e acompanhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, expressou satisfação pela identificação precoce do caso de AME e o início imediato do tratamento. A AME é uma doença neuromuscular progressiva que pode levar à morte, especialmente em casos de início precoce dos sintomas, devido ao comprometimento respiratório e da deglutição.

O Teste do Pezinho é fundamental para a identificação precoce de doenças, possibilitando intervenções rápidas e tratamento eficaz, contribuindo para a saúde e qualidade de vida dos recém-nascidos. Entre as 15 doenças triadas atualmente pelo PTN-MG estão o Hipotireoidismo Congênito, Fenilcetonúria, Fibrose Cística, Imunodeficiência Combinada Grave, entre outras. O programa contribui para Minas Gerais ser um exemplo no tratamento de doenças raras.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação