Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

PCMG celebra formatura de 80 novos servidores administrativos

A manhã desta segunda-feira (31/7) foi especial para os 80 formandos do curso de preparação para o exercício da função administrativa – módulo III/2023, dos cargos de analista da Polícia Civil e técnico assistente da Polícia Civil. A solenidade foi realizada no auditório Juscelino Kubitschek, na Cidade Administrativa de Minas Gerais (Camg).

Na oportunidade, a chefe da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), delegada-geral Letícia Gamboge, enalteceu a dedicação dos formandos e destacou a importância dos servidores administrativos para o cumprimento da missão da PCMG. Ela ainda falou sobre a recente revisão do planejamento estratégico da instituição, que tem como eixo central o programa de desenvolvimento e valorização do servidor.

“Desse modo, reafirmo a responsabilidade da Administração Superior da PCMG em realizarmos as melhores entregas à sociedade mineira, quanto à efetividade da investigação criminal, mas sempre com o olhar voltado ao nosso público interno, os nossos servidores administrativos e policiais, força de trabalho indispensável para o exercício do nosso mister constitucional”.

O curso de preparação para o exercício da função administrativa tem como base o programa curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Ao longo dos estudos, os formandos foram apresentados à construção de conhecimentos pertinentes ao campo de atuação técnica e humana na área da segurança pública.

Instituição mais forte

Por meio da técnica assistente da Polícia Civil Daniela Gomes, os novos servidores fizeram juramento à Polícia Civil e, em seguida, a diretora da Acadepol, delegada-geral Yukari Miyata, declarou-os aptos para o exercício das funções administrativas. “Vocês representam um importante papel para a sustentação e o funcionamento dessa instituição, e é com profunda gratidão que expresso minha admiração por todos os esforços que empenharam para cumprir suas responsabilidades com excelência”, enalteceu Yukari.

Para a diretora da Acadepol, “a carreira administrativa é frequentemente tida como um trabalho discreto e subestimado, mas é justamente nesses bastidores que os alicerces de uma instituição sólida são construídos. Sem a competência, organização e zelo de todos vocês, o nosso funcionamento não seria possível, e a eficiência que buscamos não seria alcançada”.

Sonhos realizados

O formando Henrique Bacha, analista da Polícia, descreveu: “a sensação é de dever cumprido. Estou preparado para contribuir e servir com a instituição. Espero, daqui adiante, poder desempenhar um bom serviço e ser muito feliz no exercício das funções”.

Já a técnico assistente Bárbara Ramos, exaltou o momento como indescritível. “É muito sacrifício que envolve o concurso público. Estar aqui é realmente um sonho realizado. Há muito tempo eu queria ingressar na Polícia Civil, então, é uma conquista”, disse a servidora, que ainda acrescentou: “As expectativas daqui pra frente são as melhores, para servir a instituição e a sociedade”.

A também técnico assistente Cristiane de Souza Melo ressaltou a alegria no encerramento desse ciclo. “Com uma bagagem enorme de conhecimentos, vivências e novas amizades, já penso no futuro dentro desta instituição. Penso que será uma jornada brilhante e enriquecedora, mas que não será a única. Espero, em breve, passar pela Acadepol novamente e formar no curso de perito, para então, seguir minha longa história nessa Gloriosa Polícia”, disse a formanda.

Homenageados

A formatura teve como homenageados o secretário-chefe de Estado de Casa Civil, Marcelo Aro, como paraninfo; o ouvidor de Polícia, Daniel Guimarães Medrado de Castro, representando a ouvidora-geral do Estado; patronesse das turmas, Simone Deoud Siqueira; a chefe da PCMG, Letícia Gamboge; a chefe adjunta da PCMG, delegada-geral Rita de Cássia Januzzi; o diretor adjunto da Acadepol, delegado-geral Marcelo Carvalho Ferreira; o coordenador administrativo da Acadepol, delegado-geral Horivelton Cabral Ribeiro; além dos professores Mellina Isabel Clemente, Robson Silva de Aguiar, Paloma Boson Kairala, Adriana Ferreira Pereira e Marco Aurélio de Oliveira Resende, todos delegados de polícia, eleitos pelos formandos “Professor Homenageado”.

Também foram homenageados a analista Letícia Bernardo Vitorino e a técnico assistente Letícia Gabriela de Souza (com a Medalha Gilberto Porto, grau bronze); o analista Renato Otoni Trindade e a técnico assistente Rafaela Cristina Felix Florentino (com a Medalha Gilberto Porto, grau prata); a analista Bruna Letícia Seixas Rezende e a técnico assistente Janaína de Campos Macedo da Silva (com a Medalha Gilberto Porto, grau ouro).

Presenças

Além dos homenageados, participaram da solenidade o corregedor-geral de Polícia Civil, delegado-geral Reinaldo Felício Lima; o superintendente de Investigação e Polícia Judiciária, delegado-geral Júlio Wilke; o chefe de Gabinete da Polícia Civil, delegado-geral Frederico Raso Lopes Abelha; o superintendente de Informações e Inteligência Policial, Antônio Junio Dutra Prado; o superintendente de Planejamento, Gestão e Finanças, delegado-geral Hugo e Silva; o delegado-assistente da Chefia da Polícia, delegado-geral Aloísio Daniel Fagundes; o inspetor-geral de Investigadores de Polícia, Cláudio Rosa David, além de deputados estadual e federal, entre outras autoridades.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação