Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Reparação Brumadinho: Autorizado início do estudo para conclusão das obras e equipagem do Hospital Municipal de Juatuba

O Governo de Minas e as Instituições de Justiça compromitentes do Acordo de Reparação autorizaram o início do estudo para viabilidade da obra de conclusão do Hospital de Juatuba. A retomada da iniciativa é uma importante conquista para a população de Juatuba e da região e representa um avanço na área da saúde pública.

Localizado às margens da BR-262, altura do km 374, Fazenda São Conrado, o imóvel construído parcialmente teve as obras interrompidas em 2015. Por esta razão, a fase A do projeto vai abranger estudos estruturais, elaboração de plano de necessidades e de projetos de engenharia e arquitetura.

O prefeito do município, Antônio Adônis Pereira, explica quais são as expectativas para a unidade de saúde. “Estamos entusiasmados com a aprovação da Fase A deste projeto de conclusão e equipagem do Hospital de Juatuba, um marco para melhorar a saúde da nossa comunidade. Nossa meta é estabelecer um centro de referência regional, diminuindo a dependência de Belo Horizonte e garantindo melhores condições de saúde pública para todos os municípios envolvidos”, diz.

A previsão para conclusão da primeira fase é de nove meses. O valor estimando é de R$ 1,16 milhão. A execução vai ser realizada pela Vale. Os resultados obtidos neste trabalho inicial, sobretudo a avaliação estrutural, são fundamentais para a definição da viabilidade de executar a obra em si, nas fases subsequentes do projeto.

A expectativa é que o hospital, que vai ser incorporado ao Sistema único de Saúde (SUS), seja classificado como um estabelecimento de saúde de natureza geral, abrangendo diversas especialidades médicas. O principal objetivo será proporcionar o diagnóstico e o tratamento cirúrgico de patologias de média e alta complexidade; além de oferecer serviços de atendimento médico hospitalar e ambulatorial; pronto-socorro regional; realização de exames diversos; bem como incentivar o desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa.

Este projeto de reparação compõe as iniciativas para fortalecimento dos serviços públicos na Bacia do Paraopeba e foi definido após a Consulta Popular. Juatuba é um dos 26 municípios atingidos pelo rompimento da Vale em Brumadinho, que tirou a vida de 272 pessoas e provocou uma série de danos sociais, econômicos e ambientais.

Os projetos de reparação socioeconômica são acompanhados pela auditoria da Fundação Getulio Vargas (FGV) sob fiscalização dos compromitentes – Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais, Ministério Público Federal e Defensoria Pública de Minas Gerais.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação