Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Estoque de sangue está em queda desde a pandemia, alerta coordenadora da agência transfusional do HNSD

As restrições nas doações de sangue, impostas pela pandemia de Covid-19, que durou oficialmente até o dia 5 de maio deste ano, geraram uma grave queda no número de doadores e, consequentemente, no estoque de sangue em todo país. Itabira também foi afetada por essa realidade e tenta reverter a situação, conforme explica a coordenadora da agência transfusional do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), Izabel de Lima Castro Guerra.

O número de doadores precisa aumentar para que mais vidas sejam salvas. De acordo com os últimos dados divulgados pelo Ministério da Saúde, até o final do ano passado, somente 4 em cada mil habitantes doam sangue de forma regular nos hemocentros do Sistema Único de Saúde (SUS); o número está abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e dos 5% registrados em países da Europa.

Para manter os estoques adequados nos hemocentros e agências transfusionais, segundo Izabel Guerra, é necessário chamar a atenção de novos candidatos à doação de sangue. “Àqueles interessados em ajudar o HNSD, por meio de uma parceria realizada com o grupo ‘Doe Vida Itabira’, está sendo disponibilizado o transporte e o lanche aos doadores, sempre no último sábado do mês, até o Hemominas, em Belo Horizonte, onde acontecem as doações”, explica Izabel.

“A doação de sangue corresponde a um grande ato de solidariedade, que salva vidas. Com uma doação apenas, podemos salvar até 4 vidas”, reforça.

Dia Mundial – Nesta quarta-feira (14), é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data celebra a doação e tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância dessa atitude.

A auxiliar de serviços alimentares, Lidiane dos Santos Nunes, de 41 anos, definiu como uma “prova de amor” o ato de doar sangue. “Para mim é um ato de solidariedade, amor e compromisso ao próximo, é muito gratificante saber que tenho algo que pode salvar vidas e que posso compartilhar, eu amo doar sangue”, declara.

Com certeza, o sentimento de quem recebe a doação não é diferente. A policial aposentada, Luciene Raquel da Silva Mendes, 48 anos, sabe descrever o tamanho desta representação em sua vida, já que ela precisou da doação. “O sentimento é de renovação, ao saber que isso [doação de sangue] pode estar salvando a sua vida!”, disse.

Para fazer a doação é necessário:

– Levar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação);
– Estar bem de saúde;
– Ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
– Pesar mais de 50 Kg;
– Não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.

Saiba como doar

  • Entre em contato com a Agência Transfusional do HNSD pelo telefone (31) 3839-1420 para efetuar o cadastro;
  • Você irá responder a algumas perguntas, como pré triagem, para ver se atende aos requisitos para doação;
  • O transporte para BH e o lanche são oferecidos gratuitamente pelo HNSD;
  • Você será levado ao posto de coleta, em Belo Horizonte, no Hemominas.
  • A saída é da portaria do HNSD, às 5h40.

No Hemominas

  • Você faz o cadastro do doador, passa pela triagem com médico e faz o teste da hemoglobina.
    -Dando tudo certo, vai para a sala de coleta e fica em média 15 a 20 minutos.
    -Após a doação é liberado para o lanche e retorna à Itabira no transporte oferecido pelo HNSD.

A data de doação é sempre o último sábado do mês. No mês de junho será o dia 24. Ainda dá tempo de você ser doador. Doe vida, doe sangue!

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação