Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Secretaria de Educação realiza primeira reunião do grupo de trabalho de prevenção à violência nas escolas

Coordenado pela SEE-MG, o GT é composto por representantes de diversas pastas do executivo mineiro

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) realizou, nesta quinta-feira (4/5), a primeira reunião do grupo de trabalho para criação de protocolos integrados de atuação e de fortalecimento da segurança nas escolas públicas de Minas Gerais. O Grupo de Trabalho para criação de Protocolos Integrados de Atuação e de Fortalecimento da Segurança nas Escolas (GT-PISE) é coordenado pela SEE-MG, por meio da Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica. Esse primeiro encontro teve o objetivo de alinhar ideias para o desenvolvimento de estratégias que intensifiquem as ações de enfrentamento à violência nas escolas mineiras da rede pública.

O GT-PISE é regulamentado pela Resolução SEE Nº 4842/2023, sendo composto por representantes da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), Corpo de Bombeiros e Secretaria de Estado de Saúde (SES), assim como por representantes das subsecretarias da SEE-MG. 

A subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica e presidente do grupo de trabalho, Izabella Cavalcante, ressaltou que a ideia é que sejam realizadas reuniões e conversas para a definição de projetos e programas que ajudem a intensificar as ações de enfrentamento à violência e promoção da paz nas escolas, tendo em vista um trabalho integrado. Segundo ela, a violência e a paz nas escolas não são assuntos que permeiam só a educação e só a escola, mas todos os agentes que estão envolvidos, além da sociedade civil.

“A partir de agora, vamos ter reuniões periódicas do GT para acompanhamento e definição dessas ações, além de intensificar as ações do Programa de Convivência Democrática, para atualização dos protocolos que já existem e posterior geração de um relatório com informações e orientações para a comunidade, principalmente para o gestor escolar, que é o responsável pelo acompanhamento dessas situações na escola”, pontuou a subsecretária Izabella. 

O superintendente de Integração e Planejamento Operacional da Sejusp, Bernardo Naves, destacou que, por ser um tema complexo, para debater a segurança nas escolas é necessário a atuação de várias áreas do Estado e de conhecimento, por isso a abordagem multidisciplinar. O foco, de acordo com Naves, é que as crianças e adolescentes tenham segurança e tranquilidade para aprender, e os pais tenham tranquilidade para deixar seus filhos nas escolas e irem trabalhar.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação