Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

A arte da Capoeira é tema de exposição no Museu de Itabira

O Museu de Itabira abriga a exposição “Resistir e Existir: A Capoeira Itabirana”, que conta a história da capoeira no município. O legado desenvolvido pelos capoeiristas Romério Almeida de Oliveira (Guayamum) e Jéssica Moraes Aleixo (Chula) está em destaque na mostra, que pode ser visitada de quarta a sexta-feira, das 9h às 17h, e nos sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h, até o dia 24 de maio. O objetivo da exposição é homenagear os mestres e capoeiristas da cidade, mostrando a arte que é uma das maiores expressões das heranças culturais afro-brasileiras.

Logo na entrada, uma foto do casamento de Chula e Guayamum transmite a imagem do casal celebrando a data jogando capoeira. Na sala, uma série de símbolos e artefatos ligados à arte contam como a capoeira é importante expressão cultural brasileira e ainda abrange elementos das artes-marciais, esporte, cultura popular, dança e música.

“O casal se conheceu numa roda de capoeira e, desde então, se empenha para manter viva e pulsante essa cultura na cidade. Nesta exposição apresentamos aos visitantes um pouco do universo dessa arte ancestral e convidamos para uma reflexão sobre a importância da capoeira para a resistência e existência de um povo”, explica Vanessa Faria, gestora do Museu de Itabira.

As fotos destacadas na mostra também são registros de itabiranos. Ana Carolina Souza Veloso e José Tibúrcio captaram a importância histórica e cultural desta arte em Itabira.

Capoeira

A Capoeira foi considerada bem cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2008, e ainda foi considerado Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade pela Unesco, em 2014. A arte está presente em mais de 150 países, além de ser considerada a principal propagadora da cultura afro-brasileira e da língua portuguesa no mundo. Sua origem vem dos povos escravizados e se difundiu por todo o país e hoje é considerada um dos maiores símbolos da cultura brasileira.

Com a capoeira é possível construir relações de sociabilidade e familiaridade entre mestres e discípulos, sendo difundida de modo oral e gestual nas ruas e academias.

O Museu de História de Itabira fica na Praça do Centenário, 116, no Centro Histórico. Mais informações: (31) 3839-2992.

 

Fonte: ASCOM/PMI

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação