Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Deputada Zambelli denuncia STF e TSE à Comissão de Direitos Humanos

Ontem, terça-feira (15/11), a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e o jornalista Paulo Figueiredo denunciaram o Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) por “graves violações a direitos fundamentais de cidadãos brasileiros”.

O objetivo da petição é que o Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos avalie os abusos cometidos por parte do Judiciário brasileiro contra parlamentares, jornalistas e cidadãos.

O maior motivo são as decisões do ministro Alexandre de Moraes no que diz respeito à liberdade de expressão. Ambos os denunciantes foram vítimas de ações de cerceamento deste direito garantido pela Constituição Brasileira e também consta no artigo 13 do Pacto de San José da Costa Rica do qual o Brasil é signatário.

– Os denunciantes solicitaram que seja deferida medida cautelar no sentido de determinar ao Supremo Tribunal Federal que respeite o sistema acusatório, bem como desbloqueie e abstenha-se de impor novas censuras ou bloqueio de perfis ou a desmonetização de canais nos fatos narrados – diz a nota oficial.

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos é um órgão vinculado à Organização dos Estados Americanos (OEA), e tem sede em Washington, EUA.

Zambelli está no país desde a semana passada já com o objetivo de fazer a denúncia.

Oito membros do quadro técnico da CIDH receberam o documento e explicaram o procedimento de tramitação da denúncia, e informaram que as medidas cautelares terão prazo estimado de um a três meses para serem analisadas.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação