Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Luiz Inácio Lula da Silva vence eleições

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi escolhido neste domingo (30/10) para ser o novo presidente da República do Brasil. Será o terceiro mandato de Lula, que já esteve à frente do Palácio do Planalto de 2003 a 2010.

Com 50,82% dos votos válidos até o fechamento desta reportagem, o petista venceu as eleições contra o atual mandatário, Jair Bolsonaro (PL), que deixará o cargo em 1º de janeiro.

Mais cedo, ao ir votar, Lula afirmou que hoje era o “dia mais importante” de sua vida. Com a volta do PT ao poder, também foi eleito o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, atualmente filiado ao PSB e que já foi adversário político do novo presidente em 2006. À época das eleições que reelegeram o petista para o segundo mandato, Alckmin, então candidato pelo PSDB, criticava o PT pelo escândalo de compra de votos no Congresso Nacional, conhecido como Mensalão.

Trajetória política

Com 77 anos, o novo presidente eleito começou sua trajetória política como sindicatista durante a ditadura militar, quando liderou grandes greves de trabalhadores no ABC Paulista. Durante a redemocratização, Lula chegou a fundar o PT em 1980, sendo posteriormente uma das principais lideranças do movimento das Diretas Já durante a abertura política.

Em 1986, o ex-metalúrgico se elegeu deputado federal pelo estado de São Paulo com votação recorde. Três anos depois, concorreu pela primeira vez à presidência da República e foi ao segundo turno contra o ex-presidente Fernando Collor de Mello.

O petista também foi candidato em 1994 e 1998, antes de ser eleito em 2002 para exercer o primeiro mandato de presidente da República.

Durante seus dois primeiros governos, o Brasil viveu um momento de prosperidade social e econômica, sendo beneficiado pelos altos preços das commodities no mundo, triplicando o PIB per capita no país.

No plano internacional, os governos do petista fizeram com que o Brasil ganhasse respeitabilidade junto a outros países do mundo, tendo incentivado acordos econômicos bilaterais e multilaterais.

A popularidade de Lula ao deixar o governo em janeiro de 2011 também o permitiu eleger a sucessora meses antes. A ex-presidente Dilma Rousseff (PT), porém, sofreu impeachment em 2016, seis anos após assumir o primeiro mandato.

Em 2018, contudo, o petista chegou a ser preso após decisão do ex-juiz da Lava jato de Curitiba Sérgio Moro, que chegou a assumir um cargo no governo do opositor Jair Bolsonaro (PL), meses depois.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação