Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

1º Encontro Municipal de Proteção Animal reúne voluntários, empresas e tutores na Feira Livre

Dia de levar o animal de estimação para passear e ainda cuidar da saúde

A manhã deste sábado (30) foi de muito carinho e afeto com os pets no 1° Encontro Municipal de Proteção Animal. O evento movimentou o estacionamento da Feira dos Produtores  com várias atividades para animais de estimação como  playground pet e demonstração de adestramento. O dia foi propício também para cuidar da saúde com a realização de teste de leishmaniose e vacinação antirrábica.A feira de adoção tinha disponíveis cães e gatos prontos para ganharem um novo lar.

O encontro foi promovido pela Prefeitura de Itabira, por intermédio das secretarias de Meio Ambiente, Saúde, Educação, Assistência Social e Esporte,Lazer e Juventude. Durante o evento as crianças receberam atenção especial com atividades lúdicas e educativas. Esta ação é para conscientizar a comunidade sobre a importância da causa animal e antecede o lançamento do Programa Municipal de Proteção Animal.

O prefeito Marco Antônio Lage visitou o espaço e ressaltou a preocupação do governo com a saúde animal no município. “Em breve vamos lançar um programa inédito em Itabira que vai cuidar da saúde e do bem-estar animal. A política pública que estamos desenvolvendo prevê atendimento médico veterinário de emergência para animais de rua ou que estão abrigados por famílias de baixa renda”, disse o prefeito.

Secretário de Meio Ambiente, Denes Lott e o diretor de Zoonoses , Gustavo Pinho

“É uma tendência mundial, atualmente, as áreas de meio ambiente se envolverem com o cuidado dos animais da cidade. É o que estamos fazendo aqui em Itabira, com este programa que será lançado em breve. O programa tem como foco a conscientização das pessoas no cuidado com os animais. Exterminando as práticas utilizadas anteriormente, como os canis municipais ou a  carrocinha, buscando que as pessoas, mesmo as mais pobres,  tenham condições de tratar adequadamente seus animais e incentivando a castração”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Denes Lott.

Já o diretor de Controle de Zoonoses, da Secretaria de Saúde, Gustavo Pinho, salientou a importância de encontros como esses para envolver a comunidade com a causa. “O espaço serviu para conscientizar a população sobre a causa animal, os desafios que os protetores de animais enfrentam. E lembrar o cidadão itabirano que o abandono é crime e como é difícil a questão da adoção. O município com este programa vai ajudar pessoas de baixa renda e os voluntários da causa animal, para custear atendimento emergencial do pet que esteja em sofrimento. Este é o primeiro passo para o programa de Bem-estar Animal na cidade”.

Uma pequena voluntária, Aninha, de apenas 16 anos, aproveitou o movimento da feira para vender doces e artesanato. O dinheiro arrecadado é para ajudar animais de rua. “Eu gosto muito dos animais e desde pequena via os animais na rua e queria ajudar. Aí comecei a vender palha italiana, bloquinho, essas coisas e todo dinheiro que ganho, eu resgato animais na rua, pago a clínica, levo pra vacinar e arranjo uma adoção no final. Este programa do município vai ajudar bastante nesta causa que eu defendo”, afirmou a estudante com um grande sorriso.

Aninha e a mãe Valquíria

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação